Como Vender Mais No Delivery

Atualmente, os negócios estão investindo cada vez mais em aumentar as vendas no delivery, pois esse canal de vendas se tornou a principal alternativa dos empreendedores para manter a sua operação de pé.

Nesse cenário, a concorrência ficou mais acirrada, e o consumidor cada vez mais exigente na hora de realizar o seu pedido. Para aumentar as vendas no seu delivery, e garantir o crescimento do seu negócio, é fundamental criar diferenciais de comunicação para sua marca.

Para te ajudar selecionamos 7 dicas práticas, vamos nessa?

1. A primeira impressão do seu produto importa, e muito

O seu cliente está em casa, não tem o olfato e tato para proporcionar esta experiência que o leve a compra. A principal arma para a vitrine do seu delivery é o visual. Muitas vezes escutamos a expressão que “as pessoas comem com os olhos primeiro”, e é isso mesmo.

  • Coloque fotos atrativas nos seus produtos

Nada como um cardápio visual bonito para encantar o seu cliente!

Menu do Delivery do Bem do Moochacho Burritos
  • Descreva seus pratos

Uma pesquisa publicada na The New York Times mostra que o cliente tende a se sentir mais satisfeito e a achar a comida mais saborosa se ele leu antes a descrição, não apenas dos ingredientes, mas se é um prato especial do cardápio ou regional, por exemplo.

A pesquisa traz que esta iniciativa representou um aumento de 27% nas vendas. E além disso, o cliente se sente mais seguro sabendo exatamente o que esta comprando. Ou seja, faça a propaganda dos seus pratos e passe segurança.

Descrição do California burrito do Moochacho Burritos

Veja como criar um cardápio para delivery com alimentos que viajam bem!

2. Garanta o que o cliente considera o básico

As pessoas estão cada vez mais exigentes e impacientes, então muito cuidado para não enviar clientes para a sua concorrência.

  • Atenção no recebimento dos pedidos

Quando um cliente tenta se conectar com o seu estabelecimento, na maioria das vezes ele não vai esperar mais de 5 minutos para ter uma resposta. Ele irá buscar outro estabelecimento.

Então esteja muito atento a todos os canais de pedidos que você possui. Nas plataformas de delivery que você tem, garanta que o painel de pedidos esteja aberto e a aprovação deles seja o mais rápido possível.

  • Atualização de status e tempo de entrega

O cliente gosta da informação de como está seu pedido, quando o produto sair para entrega não esqueça de atualizar a plataforma ou informá-lo. O tempo de entrega que você informou será a expectativa dele, então muito cuidado para que ela seja cumprida e não gere nenhuma decepção.

  • Erros ou problemas na entrega

Os clientes ficam muito irritados quando recebem comidas com algum problema (mexida, fria, murcha), mas às vezes isso pode acontecer, então garanta que você disponibilizou um número de telefone ou canal de contato para o cliente deixar o seu feedback, escute e busque reverter a experiência negativa.

3. Abuse de combos e promoções

Todo mundo gosta de vantagens. Principalmente pelo cenário de crise que estamos passando, todos querem a sensação de que estão ganhando algo, que estão fazendo um “bom negócio” e economizando dinheiro.

Para aumentar as vendas no seu delivery, combos são uma ótima estratégia, eles permitem aumentar o ticket médio do seu cliente (gasto médio individual por compra), melhorar a sua margem e permitir que ele experimente mais produtos do seu cardápio.

Dar uma identidade para o seu combo deixa ele mais interativo, como o Rosarito Taqueria tem feito na plataforma Delivery do Bem, com a criação dos “Combos do Bem”.

Combos do bem – Rosarito Taqueria no Delivery do Bem

Promoções são ótimas para atrair novos clientes e quanto mais agressivas melhor! O Burguer By The Church criou uma promoção no Delivery do Bem, onde na compra de qualquer hambúrguer o cliente ganha uma cerveja Budweiser.

Promoção Burguer By The Church no Delivery do Bem

Confira 9 ações criativas para o seu restaurante reverter as perdas do Coronavírus.

4. Divulgue, divulgue e divulgue muito nas suas redes sociais!

Tenha uma forte presença onde o seu cliente está. Hoje em dia, todas as pessoas estão online, seja no Instagram, Facebook ou Twitter, por exemplo. Os seus clientes já seguem suas redes sociais hoje? Você precisa responder essa pergunta para garantir que você está se comunicando com eles.

Incentive o seu cliente a te seguir, afinal, um cliente satisfeito é o seu principal promotor! Faça sorteios com combos muito atrativos em que o seu cliente deve marcar 3 amigos para seguirem as suas redes sociais e compartilharem. Talvez estes amigos até já sejam seus clientes, só não te seguiam ainda. É uma boa estratégia para continuar alavancando suas redes sociais e, consequentemente, aumentar as vendas do seu delivery.

  • Coloque o link do seu delivery na bio (descrição) do seu Instagram

Foi assim que o Trabuca Bar fez para divulgar o Delivery do Bem e seus Gift Cards, ele utilizou o Linktree que permite compartilhar vários links na bio.

Perfil do Trabuca Bar no Instagram
  • Faça stories diariamente

Todo dia, lembre o seu cliente da sua marca, somos bombardeados por muitas informações e as esquecemos muito rápido, então se comunique! Seja para comunicar uma promoção, uma novidade no cardápio, reforçar um comunicado ou lembrar o seu cliente de consumir no seu delivery.

Caso você já esteja dentro do Delivery do Bem, no instagram @delivery.do.bem colocamos algumas artes prontas no destaque #DivulgaDDB, caso você queira usar o modelo, fique a vontade para tirar um print e usar.

  • Salve destaques nos stories

O Moochacho resolveu destacar sua plataforma favorita e também falar do takeaway.

Destaque de stories no instagram do Moochacho

5. Use mídias pagas

Diferente do que muita gente imagina, você não precisa de um grande investimento em marketing para fazer anúncios pagos nas suas redes sociais. Principalmente considerando o potencial de alcance de público que as plataformas possuem.

O que você precisa é de iniciativa, conhecimento básico e uma possibilidade de investimento, que varia de acordo com os seus objetivos. Mas com R$15,00 reais, por exemplo, você já consegue alavancar a sua marca por uma semana.

Quando você utiliza mídia paga, existem 6 indicadores que você precisa ficar atento:

  • Quanto você investiu (orçamento).
  • Período de tempo.
  • Alcance (quantos usuários viram o seu anúncio).
  • Impressões (total de vezes que o seu anúncio foi visto – um usuário pode ver seu anúncio 5x, por exemplo).
  • Cliques (conversão que leve a sua página de delivery, por exemplo).
  • Estimar conversão em vendas (de todos os cliques que acessaram a página, estima-se que 10% viraram venda, por exemplo).

Separamos alguns materiais para te ajudar. O Facebook for Business desenvolveu este Guia Iniciante de como gerar anúncios e recomendamos este curso de Marketing Digital da ABRASEL.

6. Aceite diversas formas de pagamento

Divulgue as suas formas de pagamento tradicionais e, se possível, aceite o pagamento por vale refeição, pois isso torna-se um diferencial para o cliente realizar o pedido. No Delivery do Bem, esta forma de pagamento é permitida.

Em tempos de crise as pessoas são mais cuidadosas com suas finanças, e por estarem em casa, tendem a não gastar o seu vale refeição, como costumavam fazer antes no restaurante ao lado do trabalho. Ao aceitar essa opção de pagamento, você deixa o seu cliente feliz e pode aumentar as vendas no seu delivery.

Post do Moochacho Burritos no Instagram

Outra forma de pagamento que está muito em alta é o cashback online, ou seja, a possibilidade do consumidor receber o seu dinheiro de volta é um grande ganho financeiro.

7. Fidelize os seus clientes

Manter um cliente fiel pode ser cinco vezes mais barato do que conquistar um novo, sendo que eles chegam a responder por até 65% de todas as vendas, de acordo com o consultor de marketing Philip Kotler.

  • Saiba quem é o seu cliente

É fundamental você conhecer o seu cliente, ter o contato dele e acompanhar o seu comportamento de compra. Hoje as grandes plataformas de delivery não disponibilizam o contato do cliente e você não consegue saber se ele é ou não fiel a sua marca. 

Então busque uma ferramenta que te auxilie a construir o seu banco de dados com informações estratégicas, não se esqueça: os clientes são seus!

  • Tenha um programa de fidelidade digital

Você possuir um programa de fidelidade digital, onde a cada compra o cliente acumula pontos e pode trocar por recompensas, pode ser um diferencial para atrair o seu cliente e aumentar a sua recorrência. 

  • Se comunique com o seu cliente

Que tal enviar uma promoção especial para os clientes que não pedem há 30 ou 60 dias? Ou enviar um feliz aniversário com uma promoção especial para aquele cliente que sempre pede contigo? Nós gostamos de ser valorizados. Então não se esqueça de se comunicar com o seu cliente.

Para realizar essas ações, conte com a ajuda da melhor ferramenta de fidelização, que tal conhecer a melhor estratégia para o seu negócio? Só clicar no botão abaixo 

Quero uma consultoria grátis!

Esperamos que as dicas ajudem a aumentar as vendas no seu delivery!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *